18 de outubro de 2011

#mereconheça



Você já ouviu essa música do Frejat, Amor pra recomeçar? O refrão é bonitinho, desses que se decora fácil e se canta junto nos shows: “desejo que você tenha a quem amar / e quando estiver bem cansado / ainda, exista amor pra recomeçar.. pra recomeçar”. O vi pela televisão, cantando no Rock in Rio sábado e acordei hoje com essa música na cabeça. Essa música é uma bela lista de desejos para alguém, que certamente, ele considera muito. Desejar verdadeiramente algo de bom para alguém é um gesto muito nobre. Nem todos são capazes. Especialmente quando se convive com gente que só sabe desejar o mal ao outro e não poupa ninguém ao seu redor, seja na escola, faculdade, ou no trabalho, com comentários recheados de mal agouro. Mas, retomando o refrão, o que é mais difícil: ter amor pra recomeçar ou encontrar alguém para amar?

Ah o recomeço.. seja o de encontrar um novo amor, ou começar com a mesma pessoa uma nova relação quando a antiga estiver desgastada. Recomeçar é assustador. Mas viver como um filhote de cachorro que corre, corre e corre ao redor do próprio rabo é muito pior. Sem novos projetos, planos, ideias, ou atitudes espontâneas, haja amor pra aguentar o tédio da mesmice. Já diria Paulinho Moska “é tudo novo, de novo. Vamos nos jogar onde já caímos.” Sem medos nem rodeios, inventando uma nova versão para a antiga canção.

Já no quesito encontrar um amor, para mim, é tarefa impossível. Primeiro, não é você que o encontra, e sim, é encontrada/o. Aí a probabilidade de ser encontrada por um alguém que te ame nesse mundo com 7 bilhões de habitantes é mínima, e não é que acontece? Contra todas as probabilidades e cálculos da matemática, o amor acontece. E parafraseando Lenine, o amor é “Avassalador, chega sem avisar / Toma de assalto, atropela, vela de incendiar / Arrebatador, vem de qualquer lugar / Chega, nem pede licença, avança sem ponderar”.

Mas amor, de você sei quase nada. E quem é que sabe? Sei que acontece. Que pode ou não durar. Que dói quando acaba. Deixa marcas profundas. E que é bom. E o bom do amor é mais forte e supera tudo (ou quase). Se conhecer alguém que te ame é mais complicado do que se manter com este alguém, eu não sei responder. Mas sem amor (e não falo somente sobre aquele que vem do outro) é impossível viver.

“Amor, meu grande amor, só dure o tempo que mereça / E quando me quiser / Que seja de qualquer maneira / Enquanto me tiver / Que eu seja o último e o primeiro / E quando eu te encontrar, meu grande amor / Me reconheça...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário