8 de outubro de 2010

#dia10

AVISO: o post de hoje é técnico e nada poético.

O transporte na Alemanha

A primeira coisa que me chamou atenção na Alemanha foi o transporte público e como ele é organizado.

Aqui ele é parte estatal, parte privado. Existem blhetes de todos os tipos para todas as pessoas. Senhoras idosas, mães com crianças, trabalhadores, grupos de mais de cinco, uma gama de possibilidades, ou seja, todas as pessoas que circulam pelos trens estão retratados alí no menu da máquina, inclusive turistas que queiram bilhetes para um feliz final de semana (Schönes Wochenende Tiket).

trem regional que peguei em Stuttgart assim que cheguei


Você compra o bilhete sozinho em uma máquina, portanto é necessário ler em alemão, ou depender da generosidade de algum cidadão próximo que queira te ajudar (o que é muito comum aqui, logo mais falarei sobre isso). Dentro do trem uma voz amável fala antes de cada parada onde estamos chegando. Quando peguei ônibus aqui , a mesma voz estava dentro dele, me dizendo qual seria o próximo ponto!!! Sim minha gente, tem uma gravação conectada ao computador de bordo do motorista que dependendo da quilometragem diz “próxima parada cidade tal, ponto tal”. Ah, e os estudantes fazem a carteirinha por 80,oo euros semestrais e andam de graça por toda a região , seja de trem ou de ônibus!

É um sistema realmente incrível e que ainda está em franca implementação. Os trens estão sendo renovados, novos pontos de metrô estão sendo construídos por toda a Alemanha e pelo site nacional de transporte público, você pode comprar seu tiquet com meses de antecedência, o que diminuí signitivamente o valor.

Porém, apesar de toda as alternativas de transporte que um cidadão alemão possui, a indústria automobilística aqui lucra um grande bocado. Nas ruas das grandes e pequenas cidades, só se vê Mercedes e BMWs. O Wolks nem se copara aos outros carrões. E as estradas, todas bem asfaltadas e super sinalizadas, quase impecáveis.

Resumindo: o Brasil tem jeito, falta interesse e investimento – muito investimento. Podemos nos inspirar mais nesse país aqui do que nos EUA, que tal?

P.S.: Nem comentei sobre o fato de aqui os motoristas pararem na faixa de pedestres – sempre – pois isso todos aí já sabem. Sim, é verdade.

2 comentários:

  1. seria interessante enviar essas noticias ao Serra que está prometendo tanta coisa, como salário, remedio, e hospitais de graça, que tal, onibus e trens sem expoliação da pobre massa, que gosta de ser enganada.

    ResponderExcluir