5 de novembro de 2010

#mês1


No último dia 29 comemorei um mês na Alemanha. Fizemos uma bela feijoada na casa dos novos e já conhecidos amigos alemães. Foi uma noite muito agradável, ao som de belos sambas, regados por caipirinha e risadas sinceras. Indo pra casa refleti bastante sobre esse mês que se passou. Dormi pensando, planejando e me questionando.
A adrenalina finalmente repousou e aquela ansiedade irrequieta deu espaço para a adaptação. Apesar de cada dia trazer consigo novas experiências, já se repetem falas, momentos em aula, e os rostos se tornaram tão rapidamente conhecidos que me causam certo espanto vez ou outra. [Só não consigo ainda encontrar o que preciso no super-mercado que mais frequento, pois todo dia eles mudam algumas mercadorias de lugar. Bizarro.]

Já deu tempo para conferir e desconstruir certos mitos estabelecidos em nosso imaginário brasileiro, exemplo: o povo alemão é frio e fechado, pontual e organizado. Vivendo nesse nosso [lá vem o chavão] mundo globalizado é fácil de verificar que nós não somos tão diferentes assim. Os meninos aqui usam billabong e drop dead, assim como meu irmão lá em Jaraguá; as mulheres em sua maioria seguem as tendências da moda, apenas adaptam para o frio, mas as vitrines são como as nossas. Ou seja, creio que não há mais espaço no mundo ocidental para o choque completo, após algumas semanas de convivência pelo menos.

Vivendo tudo tão intensamente é difícil parar e aquietar-se, mas é necessário em prol de uma meta maior. Estou estudando bastante, pois demoro ainda para fazer as leituras. Para minha sorte, muitas das aulas que frequento abordam assuntos que já estudei, então a compreensão é mais rápida. Logo mais faço um post só sobre o sistema de ensino alemão, que diverge do brasileiro em muitos aspectos.

Por hora, só quero compartilhar com vocês que a vida está boa e que me descobri mais forte do que imaginava. Quero parabenizar também quem ajudou a mudar o rumo da história recente brasileira e colocou no maior cargo político do país, pela primeira vez, uma mulher!

Parabéns Brasil.
Para o bem e além.

Beijos e até mais ; )

2 comentários: